RCB/TuneIn
Sábado, 08 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
BE PREOCUPADO COM REDUÇÃO DE CAUDAL
Rádio Cova da Beira
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na assembleia da república questionou o ministério do ambiente sobre a acentuada redução do caudal do rio Tejo “que causou danos no ambiente e nas comunidades locais”.
Por Nuno Miguel em 06 de Apr de 2021
Nas questões subscritas por Fabíola Cardoso e Maria Manuel Rola, as eleitas do BE afirmam que “em poucas horas, por vezes até em menos de uma hora, o nível das águas da albufeira de Belver diminuiabruptamente provocando danos graves na foz das ribeiras que afluem à albufeira e, também, em braços e margens da mesma. E isto numa extensão que pode atingir 15 quilómetros, chegando até à aldeia da Barca da Amieira”.
O Bloco de Esquerda recorda que, em recentes declarações, o ministro do ambiente afirmou que “as barragens do lado português cumprem a transposição de um hectómetro cúbico por dia e que a recente irregularidade dos caudais se deve à preparação para obras da barragem de Cedillo, concessionada à Iberdrola”.
Para as eleitas do BE “a solução para a regularização dos caudais não passa pela construção de mais barragens, açudes e barreiras que agravariam os problemas da bacia hidrográfica do Tejo. Passa antes pela disponibilização de um regime de caudais verdadeiramente ecológicos que deve estar previsto no plano de gestão da região hidrográfica do Tejo, que deve ser devidamente integrado e coordenado com o estado espanhol”.
Face a esta situação, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber quais as diligências que o governo pretende tomar para acabar com a prática de diminuição abrupta do nível das águas das albufeiras do Tejo, quais são os impactos ambientais, sociais e económicos esperados pelo Governo referentes às obras a realizar na barragem de Cedillo e quais as medidas que o ministério do ambiente pretende implementar para minimizar os efeitos negativos dessa situação.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados