A aluna da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Rita Carreira Santos, da classe da professora Katharine Rawdon, ficou selecionada entre os 23 finalistas, na categoria até aos 24 anos, num concurso com jovens músicos provenientes de todo o mundo.
O processo de seleção envolveu o envio de um vídeo pelos concorrentes, sendo que no programa de Rita Santos constava uma obra a solo da Catarina Bispo (Portugal) e uma peça para flautim a solo de David Loeb (Estados Unidos da América).
A maior parte dos finalistas selecionados no concurso internacional "Young Artist" da British Flute Society estudam em reputados conservatórios do Reino Unido, país de renome especial na área da flauta transversal, o que demonstra a dimensão do trabalho executado pela aluna da ESART-IPCB e do nível dos resultados além-fronteiras alcançados pela aluna.
A British Flute Society é a organização de flauta mais antiga da Europa e uma instituição de caridade dedicada a celebrar e promover a flauta.
A apresentação dos finalistas, e respetivas atuações encontra-se disponível em https://www.facebook.com/BritishFluteSociety/videos/?ref=page_internal
Já Manuel Valério, da classe dos professores António Quítalo e José Almeida, foi seleccionado para integrar a academia da Orquestra Filarmónica Portuguesa, academia tem como principal missão a formação orquestral de alguns dos mais talentosos jovens instrumentistas residentes em Portugal. O aluno da ESART-IPCB foi selecionado através de audições, sendo a fase seguinte os ensaios e alguns concertos em Portugal ou no Estrangeiro.
Todos os anos são convidados para colaborar com este projeto educativo solistas de renome internacional que, para além de atuarem com a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, poderão ministrar masterclasses, o que constitui outra excelente oportunidade de aprendizagem para estes jovens músicos.