RCB/TuneIn
Terça, 15 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL DEDICA SESSÃO A EDUARDO LOURENÇO
Rádio Cova da Beira
A Alma Azul assinala o Dia Mundial da Paz em Alcains, com uma sessão dedicada a Eduardo Lourenço e ao seu texto: “Santo Agostinho – Tabu do Ocidente?”.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Dec de 2020

O evento adota o formato de Conversa Aberta e realiza-se às 11 horas, do dia 1 de janeiro, sexta-feira, feriado, no salão Alma Azul; devido às medidas impostas pelo Estado de Emergência que impede a circulação de pessoas a partir das 13 horas.

 

“Há no interior do homem tanta inquietude que não está ao alcance de nenhum Deus  - nem de nenhuma mulher – poder apaziguá-la” é a citação de George Bataille que Eduardo Lourenço escolhe para epígrafe do seu ensaio sobre Santo Agostinho e o livro “Confissões”.

 

É este o texto para a conversa informal e aberta que reúne na Alma Azul "todos os que desejarem iniciar um novo ano civil numa Conversa aberta de homenagem a um dos intelectuais que marcaram o século vinte português", refere a editora.

Eduardo Lourenço nasceu em maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda; e faleceu no dia 1 de dezembro de 2020.

Estudou em Coimbra; onde também ensinou, no Brasil e em França onde casou com a francesa Annie Salamon, em 1954.

Dos seus livros destacamos “Labirinto da Saudade”; “Fernando Pessoa, Rei da Nossa Baviera” e “Tempo e Poesia”.

 

O Dia Mundial da Paz é assinalado desde 1968, por proposta do Papa Paulo VI, numa jornada ecuménica que pretende reunir os homens e mulheres de todas as religiões e credos, para uma reflexão sobre a Paz no Mundo.

“Confissões” de Santo Agostinho é um livro de reflexão filosófica; a partir da experiência de Aurélio Agostinho de Hipona, filósofo; que nasceu em Tagasta (atual Argélia) em 354 d. C.; sobre a evolução de um ateu a crente fervoroso; transformando-se depois da conversão e o batismo no primeiro teólogo da cristandade.

Será em redor destes três temas: Eduardo Lourenço; o livro “Confissões”, de Santo Agostinho; e o “Dia Mundial da Paz” que decorrerá a Conversa Aberta no primeiro dia do ano de 2021, na Alma Azul, em Alcains.

A sessão é aberta a todos os interessados, mas devido às recomendações da DGS, a Alma Azul agradece a inscrição através do: alma.azul.1999@gmail.com para uma adequada organização do espaço (com a devida distanciação). O uso de máscara é obrigatório.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados