RCB/TuneIn
Terça, 15 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASTA DINAMIZA NOVO PROJECTO
Rádio Cova da Beira
A associação de teatro de outras artes vai desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, o programa “Recilarte”. A iniciativa pretende juntar o Teatro, a Música, as Artes Plásticas e Lixo para criar arte, combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos.
Por Nuno Miguel em 14 de Dec de 2020
O projecto vai ser desenvolvido no âmbito do programa “Parcerias Para o Impacto” e é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social direcionada para a resolução de dois problemas sociais, a ausência de motivação e valorização da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questões ligadas ao meio ambiente”. O “Recilarte” será desenvolvido junto dos alunos dos agrupamentos de escolas do Teixoso (Covilhã) e Fornos de Algodres e ainda do instituto de Gouveia 
De acordo com a Asta este projecto prevê “a criação de um espaço dedicado à criação artística e ao desenvolvimento do potencial criativo, onde os jovens são convidados a usar as artes (o teatro, a música e as artes plásticas) como meio para desenvolver o seu interesse pela escola e uma maior consciência social sobre os problemas que os rodeiam, nomeadamente o problema da degradação do meio ambiente.  As acções previstas estimulam os jovens a ser os principais agentes de mudança, tornando-os elementos ativos num processo de alteração de atitudes e de consciência social”. A equipa artística afecta ao projecto vai trabalhar diretamente com os alunos na dinamização de um programa de fruição cultural e expressão artística. Começando com a realização de pequenas experiências de iniciação às artes, representando um complemento à oferta curricular das escolas. Ao longo dos próximos dois anos vão ser criados três espetáculos de teatro, três grupos de música que utilizam o lixo como instrumentos, 15 quadros, de grandes dimensões, utilizando resíduos e três vídeos documentais, um por cada área artística. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados