RCB/TuneIn
Segunda, 14 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL ASSINALA DIA MUNDIAL DO LIVRO
Rádio Cova da Beira
A Alma Azul vai comemorar o Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de Abril, e para estimular os jovens na leitura e no comentário escrito, com a realização de uma Comunidade de Leitores em Quarentena (especial) dedicada a jovens dos 16 aos 18 anos. A actividade decorre de 19 a 25 de Abril.
Por Paulo Pinheiro em 11 de Apr de 2020

De acordo com a livraria, a proposta é igual à que semanalmente a Alma Azul dirige a todos os Leitores em Quarentena: Inscrições na Comunidade até dia 18 de Abril, sábado, às 23 horas, na morada eletrónica: alma.azul.1999@gmail.com; envio do texto no dia 19, domingo, do conto integral de Eça de Queirós, “Civilização”, que está na origem do romance “A Cidade e as Serras”.

A Alma Azul enviará ainda a todos os inscritos, algumas notas e comentários dos professores Carlos Reis e Maria das Graças Moreira de Sá sobre o Conto e sobre o autor.

Os jovens entre os 16 e os 18 anos inscritos na Comunidade de Leitores em Quarentena: Dia Mundial do Livro 2020 devem enviar os seus comentários por escrito até dia 23 de Abril, às 23 horas.

No dia 25, sábado, serão partilhados em rede os textos-comentários enviados sobre o conto “Civilização”, de Eça de Queirós.

A partir desses textos-comentários ao conto, a Alma Azul escolherá um dos textos; e oferecerá dez títulos (à escolha do premiado) da colecção Literatura Portátil Alma Azul, que conta com autores de relevo da Língua Portuguesa, como Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco e Machado de Assis, entre outros.

Os livros serão enviados para casa do premiado, pelo correio, após a sua escolha dos títulos.

Tratando-se de uma actividade de Leitura e Escrita livre, os jovens podem recorrer ao apoio de professores, pais, avós, tios e amigos, para a elaboração do comentário com que participarão na Comunidade de Leitores em Quarentena – Especial Dia Mundial do Livro 2020.

A Alma Azul anuncia que vai ainda contactar Bibliotecas Escolares e Professores de Língua Portuguesa, na divulgação da proposta como actividade literária para jovens do 3.º Ciclo (16-18 anos).

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados