De acordo com o diário desportivo, uma dezena de clubes do Campeonato de Portugal formou uma comissão para estudar formas de mudar os quadros competitivos do futebol em Portugal já na próxima época.
O "O Jogo" na sua edição online refere que os clubes Vizela, Fafe, Sintrense, Espinho, Olhanense, Sertanense, Amora, Trofense, Lusitano e Leiria vão fazer chegar à Federação Portuguesa de Futebol uma proposta que promete revolucionar os quadros competitivos do futebol português, desde a I Liga até aos Distritais.
A comissão vai assim propor que a I Liga seja alargada para 20 clubes em 2020/21, com o objectivo de reduzi-la para 18 emblemas na época seguinte. Já a II Liga seria disputada por 28 clubes, divididos em duas séries de 14 equipas em 2020/2021.
A proposta prevê ainda que o Campeonato de Portugal seja disputado em duas séries de doze equipas cada a partir de 2020/21.
Nos Campeonatos Distritais criava-se entretanto uma prova inter-associações com 56 equipas, dividas em quatro séries de 14 clubes.
Para os subscritores da proposta, a paragem das provas nacionais de futebol e a incerteza sobre o seu regresso é um motivo, mais do que suficiente, para desejarem alterar os quadros competitivos.
Recorde-se que as competições nacionais de futebol de seniores foram suspensas no passado dia 12 de março, dois dias após a FPF ter decidido também suspender as competições nacionais dos escalões de formação e futsal.