RCB/TuneIn
S√°bado, 12 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
MOVIMENTOS ENTREGAM CARTA AO GOVERNO
Rádio Cova da Beira
A abertura da feira do queijo de Seia serviu de pretexto para a entrega de uma carta aberta dirigida ao primeiro ministro, assinada por 18 movimentos c√≠vicos das regi√Ķes no Norte e Centro do pa√≠s afectadas pela eventual prospec√ß√£o e explora√ß√£o de l√≠tio.
Por Nuno Miguel em 26 de Feb de 2020
Em comunicado, os movimentos referem que esta carta “surge na sequência de um pedido de transparência entregue ao ministério do ambiente e da acção climática no dia 10 de Fevereiro que pediu a abertura ao público das visitas às autarquias afectadas e que tinham como objectivo apresentar a regulamentação da nova lei da mineração. Os movimentos ficaram sem uma resposta do ministério que, entretanto, cancelou as visitas cuja abertura fora exigida”.
A carta aberta, que foi entregue a Nuno Russo, secretário do estado da agricultura e do desenvolvimento rural em representação de António Costa “cuja visita à feira foi cancelada”. Na missiva é realçado o “pedido urgente de estabelecer transparência e participação pública”, e onde é exigida “a publicação da existente proposta de decreto lei”.
Os movimentos reconhecem “a urgência da descarbonização da economia e do desenvolvimento de estratégias para mitigação das mudanças climáticas”, mas não consideram que as propostas de mineração “representem um contributo válido para o desenvolvimento sustentável do território”, mas antes “causas de declínio económico e de agravamento da emigração”. Os responsáveis acrescentam que “as nossas regiões podem antes ser pioneiras de um desenvolvimento genuinamente sustentável e exigimos dos nossos representantes políticos uma visão de longo prazo para os nossos territórios rurais e de montanha.”

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados