RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
N?MEROS CAUSAM APREENS?O
50 por cento das publica??es cientificas da Universidade da Beira Interior s?o feitas por apenas 20 dos docentes daquele estabelecimento de ensino superior da regi?o.
Por Nuno Miguel em 28 d May d 2010

Dados revelados pela presidente do instituto coordenador de investigação durante a primeira edição do “UBI Ciência”; um workshop que tem como principal objectivo o estímulo à produção cientifica naquela academia.

Mas para além da publicações, há ainda outros dados que Ana Paula Duarte considera preocupantes, nomeadamente "o nnúmeros de projectos financiados é muito baixo e também a produção cientifica é, dum modo geral, reduzida".

Para inverter a actual situação, a equipa reitoral já tomou algumas medidas. João Queirós, reitor da UBI, espera que algumas delas possam contribuir para inverter este panorama "como a atribuição de bolsas de mérito cientifico e novos incentivos à investigação e à publicação". 

Também o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia considera urgente "mudar a actual situação não só aqui na UBI mas, de uma forma geral, em todo o sistema de ensino superior"

João Sentieiro acrescenta que "neste caso concreto da UBI há uma estratégia de mudança, os meios para que ela possa ser operada estão a ser disponibilizadas; falta apenas vontade mas, estou em crer que ela também vai aparecer aliada às medidas que estão a ser tomadas".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados