Estudou na Guarda, mas foi em Lisboa que se estabeleceu, onde trabalhou numa empresa de máquinas agrícolas. Em paralelo, tornou-se um reconhecido ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador, deixando um legado de mais de 300 títulos.
A obra deste ensaísta, construída ao longo de mais de meio século, inclui opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em Dicionários e Enciclopédias. Foi ainda um colaborador activo da imprensa nacional e regional.
Pela relevância deste trabalho, e por se tratar de uma figura incontornável da cultura lusófona, com origem na região da Beira Interior, recebeu da UBI o grau de Doutor Honoris Causa, em cerimónia que decorreu a 20 de Março de 2018.
Veja aqui a notícia: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/44450
Jesué Pinharanda Gomes tinha já sido distinguido por entidades como a Casa das Beiras, Casa do Conselho do Sabugal em Lisboa, Movimento Internacional Lusófono, Freguesia de Sto. António dos Cavaleiros e câmaras municipais de Loures, Guarda e Sabugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Jesué Pinharanda Gomes, que considerou “um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português”. Entre as mais importantes obras, destaca “Introdução à História da Filosofia Portuguesa, Pensamento Português” e “Dicionário da Filosofia Portuguesa”.
A Câmara Municipal do Sabugal decretou três dias de luto municipal.
RCB/UBI