RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FALECEU JESU√Č PINHARANDA GOMES
Rádio Cova da Beira
Jesu√© Pinharanda Gomes, investigador, historiador e fil√≥sofo, faleceu no √ļltimo s√°bado, aos 80 anos. Considerado uma figura incontorn√°vel da cultura portuguesa, vai a enterrar esta segunda-feira, pelas 18:00h, em Quadrazais, Sabugal (Guarda), sua terra natal.
Por Paulo Pinheiro em 29 d Jul d 2019

Estudou na Guarda, mas foi em Lisboa que se estabeleceu, onde trabalhou numa empresa de máquinas agrícolas. Em paralelo, tornou-se um reconhecido ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador, deixando um legado de mais de 300 títulos.

A obra deste ensaísta, construída ao longo de mais de meio século, inclui opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em Dicionários e Enciclopédias. Foi ainda um colaborador activo da imprensa nacional e regional.

Pela relevância deste trabalho, e por se tratar de uma figura incontornável da cultura lusófona, com origem na região da Beira Interior, recebeu da UBI o grau de Doutor Honoris Causa, em cerimónia que decorreu a 20 de Março de 2018.

Veja aqui a notícia:   http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/44450

 

Jesué Pinharanda Gomes tinha já sido distinguido por entidades como a Casa das Beiras, Casa do Conselho do Sabugal em Lisboa, Movimento Internacional Lusófono, Freguesia de Sto. António dos Cavaleiros e câmaras municipais de Loures, Guarda e Sabugal.

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Jesué Pinharanda Gomes, que considerou “um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português”. Entre as mais importantes obras, destaca “Introdução à História da Filosofia Portuguesa, Pensamento Português” e “Dicionário da Filosofia Portuguesa”.

A Câmara Municipal do Sabugal decretou três dias de luto municipal.

 

 

RCB/UBI 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados