RCB/TuneIn
Quinta, 13 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
UBI PARCEIRA DA VOLTA A PORTUGAL J√öNIOR
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) √© parceira da Federa√ß√£o Portuguesa de Ciclismo (FPC) na Volta a Portugal J√ļnior - Liberty Seguros, que decorre na regi√£o a partir desta quinta-feira at√© domingo.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Aug de 2018

A prova conta com cerca de 160 jovens ciclistas de 24 equipas – 19 portuguesas, quatro espanholas e uma italiana – que vão disputar o prémio nas estradas dos concelhos da região, com a academia ubiana a apadrinhar a Camisola Branca, que distinguirá o Melhor Júnior de Primeiro Ano da Classificação Geral.

A colaboração da UBI implica o apoio ao nível logístico, nas áreas do alojamento e alimentação. “Este evento enquadra-se na política de atrair para a região grandes eventos, algo que é também uma missão da UBI. O ciclismo é uma das melhores modalidades para a Universidade afirmar também a sua vocação regional, pois a prova vai passar por vários concelhos da Serra da Estrela”, salienta o Vice-Reitor, João Canavilhas.

O director das camadas jovens da FPC, Sérgio Sousa, explica que “é muito importante para a Federação angariar estes parceiros, porque vai ao encontro da nossa filosofia para as camadas jovens, que envolve a partilha de conhecimento e de experiências. O facto de encontrarmos a disponibilidade da UBI e das residências universitárias permite-nos colocar todas as equipas em condições semelhantes. Ficam juntos quatro dias, convivem e observam como é que outras equipas trabalham”.

O ex-ciclista acrescenta que a parceria com a UBI “é uma mais-valia económica e pedagógica, porque estamos a falar de atletas de 17 e 18 anos, numa idade em que tentam entrar na faculdade e, provavelmente, será a primeira experiência que vão ter em ambiente universitário”.

O pelotão vai hoje para a estrada, com a partida no Pavilhão Gimnodesportivo do Tortosendo e meta na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal da Covilhã. Seguem-se três dias de prova com as etapas a ligar Belmonte ao Fundão (dia 24), Sabugal a Almeida (dia 25) e Penamacor a Manteigas (dia 26).

 

c/ Beatriz Cavaca 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados