RCB/TuneIn
Quinta, 13 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CARLOS PINTO PREOCUPADO COM ESCASSEZ DE ÁGUA
Rádio Cova da Beira
O candidato independente à câmara municipal da Covilhã considera irresponsável o comunicado da ICOVI, que garante que o abastecimento de água está assegurado até Fevereiro, o que, na opinião de Carlos Pinto, revela que a falta de água para abastecimento público é coisa que não preocupa Vítor Pereira.
Por Paula Brito em 23 de Aug de 2017

Outras da categoria:

“Quem foi capaz de perder uma barragem em Dezembro de 2013, aprovada, concursada, financiada e com visto do Tribunal de Contas, não se preocupa com nada”, refere Carlos Pinto num comunicado, acompanhado de fotos da barragem que visitou esta manhã, onde revela que “a barragem tem neste momento uma capacidade útil de 350.000m3 o que corresponde a 23% da sua capacidade total”.

O candidato do movimento “De novo Covilhã” recorda que o nível de segurança sempre considerado para efeitos de captação de água é o correspondente a uma capacidade de 400.000 m3, que à medida que o nível de água baixa  a qualidade da água armazenada também piora e que a carga piscícola aumenta, podendo causar mortandade de peixes  e agravando a qualidade da água.

Situações para as quais o município tem que estar preparado e não esperar que a barragem atinja a cota máxima em Outubro o que acontece “com muita frequência” como refere também a ICOVI.

“E se este ano não for desses anos ditos normais?” questiona Carlos Pinto, alertando para o facto de 2017 ser dos piores anos de seca extrema.

“Não fossem as dezenas de furos, minas, poços que continuam a abastecer o concelho há muito se teria atingido a rotura e a barragem estaria reduzida a lodo.”, acrescenta. 

E se o problema do abastecimento de água está garantido até Fevereiro “como é irresponsavelmente afirmado” no comunicado da ICOVI, Carlos Pinto questiona “porque é que esta Câmara deitou fora a construção de uma barragem com visto prévio do Tribunal de Contas e Fundos Comunitários garantidos, mas, ao mesmo tempo, mandou fazer um projecto para construção de uma barragem noutro local? Quanto já custou este projecto? Onde fica? Onde anda?”

Carlos Pinto desafia Vítor Pereira a falar a verdade aos covilhanenses e termina com a promessa de que irá “fazer a nova barragem e acabar com a escassez de água armazenada em pleno Agosto.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados