A segunda fase de manutenção do campeonato de Portugal tem nesta temporada um novo figurino, comparativamente com as épocas anteriores. Os clubes que terminaram a sua participação na primeira fase nos lugares cimeiros, do 3ª ao 6º, ficam nas suas séries de origem, enquanto que os clubes que terminaram entre o 7º e 10º trocam com os da série mais próxima, anterior ou seguinte. A com B, C com D, E com F e G com H. Outra alteração, tem a ver com a percentagem de pontos que transitam. Eram 50% e agora são apenas 25%.
Para melhor se perceber o que vai acontecer, vamos referir o que se vai passar com os clubes do distrito de Castelo Branco, que participaram na série E.
Como o Sertanense e o Benfica e Castelo Branco ficaram entre os 6 primeiros, vão manter-se na série E com U. Leiria e Sp. Ideal. Junta-se a esta série os clubes que terminaram entre o 7º e 10º da série F: Gafetense, Lusitânia dos Açores, Angrense e Ginásio Alcobaça.
Os outros dois clubes do distrito que ficaram entre o 7º e 10º, Oleiros e V.Sernache, mais Carapinheirense e Naval, vão mudar-se para a série F, juntamente com os clubes que já lá estavam e que ficaram entre o 3º e 6º: Mafra, Alcanenense, Caldas e Viafranquense.
A série E fica composta deste modo, com os seguintes pontos de transição:
U. Leiria 9 pontos
Sertanense 8 pontos
Benfica C.Branco 8 pontos
Sp. Ideal 8 pontos
Gafetense 5 pontos
Lusitânia 5 pontos
Angrense 2 pontos
Alcobaça 2 pontos
A série Fica assim composta:
Mafra 10pontos
Alcanenense 8 pontos
Caldas 7 pontos
Vilafranquense 6 pontos
Oleiros 4 pontos
Carapinheirense 4 pontos
V. Sernache 3 pontos
Naval 1 ponto
O sorteio para a 2ª fase, de subida e de manutenção, realiza-se no próximo sábado, dia 4 de Fevereiro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, pelas 18h30.