RCB/TuneIn
Segunda, 14 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SANTA BEBIANA MOLHADA
Rádio Cova da Beira
Casa do Povo do Paul faz balanço positivo da festa de Sta. Bebiana. Apesar de molhada, a festa cumpriu o programa, com menos público mas com igual dedicação e animação. Leonor Cipriano admite que algumas tasquinhas, sobretudo ao ar livre, foram prejudicadas pelo facto de S. Pedro se ter juntado, este ano, à festa.
Por Paula Brito em 07 de Dec de 2016
 “Este ano com uma vertente nova que foi o S. Pedro que também quis que a chuva participasse neste evento, claro que a festa foi um pouco prejudicada porque os milhares de pessoas que tivemos nos anos anteriores este ano não os tivemos, mas no fim da noite eu própria fui dar um passeio pelas tasquinhas e estavam cheias, agora as que estavam na rua ficaram mais prejudicadas”.

Com chuva, frio ou sol, desde há 12 anos que a Casa do Povo organiza esta festa recuperando e adaptando uma tradição da vila, e desde há 12 anos que Sandra Lopes abre a sua tasquinha sobretudo procurada pelos licores tradicionais “é sempre bom podermos dar a conhecer, para já uma tradição que foi reavivada pela Casa do Povo, e depois os produtos endógenos, nós como tasqueiros cá estamos desde a primeira hora e cá permaneceremos”.

Este ano a organização promoveu o concurso da melhor jeropiga da festa. Mónica Bento recebeu o galardão no ano em que o avô convocou os netos para aprenderem a fazer a jeropiga tão apreciada aquém e além fronteiras “este ano o avô chamou-nos e disse que as tradições deviam passar de geração em geração, ele já está com uma certa idade, e quis que aprendêssemos a fazer a jeropiga que é tão apreciada no Paúl e até no estrangeiro”.

Não é promessa mas todos os anos Vítor Pereira marca presença na festa. O presidente da câmara da Covilhã elogiou o empenho do Paul na organização de um certame desta dimensão e importância “que dinamiza a economia local, agita as instituições e é uma tradição enraizada que vai continuar”

Este ano a chuva prejudicou a festa de Sta. Bebiana que promete regressar em 2017, no primeiro fim de semana de Dezembro.

*Com Inforpaulense 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados