RCB/TuneIn
Sexta, 14 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Rádio Cova da Beira
A Quercus escolheu a conservação dos peixes de água-doce como o tema central deste ano. Com os cursos de água nacionais a enfrentam fortes pressões, cresce a ameaça de extinção de algumas espécies endémicas como é o caso da boga do oeste, boga portuguesa, escalo do Mira, escalo do Arade, boga do sudoeste e o saramugo.
Por Paula Brito em 28 de Jul de 2016
A Associação ambiental tem vindo a promover “acções minimizadoras de impactes negativos sobre os cursos de água nacionais, e a recuperar algumas das espécies de peixes de água-doce criticamente ameaçadas. Agora, é altura de também o Estado Português investir mais e melhor nesta área.”

Mais e melhor investimento nesta área, “de modo a que seja ainda possível recuperar algumas destas espécies seriamente ameaças de extinção” é o alerta da Quercus neste dia nacional da Conservação da Natureza, que aponta algumas medidas como “a melhoria da qualidade da água dos nossos cursos de água, através da construção de mais infraestruturas de tratamento de efluentes domésticos e industriais, e pela consolidação e renaturalização das suas margens. Também o restabelecimento da conectividade fluvial, um controlo mais eficaz sobre a pesca ilegal e medidas de erradicação das espécies invasoras seriam fundamentais ao sucesso de um sério plano de recuperação dos peixes de água-doce que deveria ser implementado a nível nacional.”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados