RCB/TuneIn
Sábado, 19 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“O ÚLTIMO DOS SANTEIROS” EM EXPOSIÇÃO NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
No museu de arte sacra da Covilhã pode visitar até 30 de Agosto a exposição de escultura “O Último dos Santeiros”, de Jorge Matos. A mostra conta com 27 trabalhos do escultor que trabalha a madeira desde pequeno, mas que só a partir 1994, incentivado pelos amigos, se dedicou à arte a tempo inteiro.
Por Paula Brito em 15 de Jul de 2016
“Eu trabalho a tempo inteiro, já tive mais vendas do que agora, uma vez que a crise também afectou esta arte mas eu não me posso queixar porque tenho tido sempre trabalho não só para Portugal mas também para o estrangeiro, Brasil, França, Espanha, essencialmente”.

Jorge Matos, que vive do restauro e da produção de imagens de santos, faz trabalhos para particulares e para igrejas de todo o País, sendo o único em toda a Beira Interior a dedicar-se em exclusivo a este género de escultura. O último dos santeiros da região, começou por trabalhar outro tipo de peças “comecei a aperceber-me que a arte sacra tinha mais aceitação do que outras figuras, eu fazia muitas figuras rurais, da história, depois experimentei esta vertente e como teve bastante aceitação praticamente dediquei-me só a fazer arte sacra”.

Apesar de trabalhar todo o tipo de imagem de arte sacra, e de todas serem peças únicas, já que são trabalhadas manualmente a partir de troncos, há peças que são mais procuradas “é o caso do Sto. António, Nossa Sra. de Fátima, S. José, são peças mais conhecidas e queridas do público.”

“O último dos santeiros” para ver no Museu de Arte Sacra da Covilhã, de terça a domingo, das 10h às 18h, até 30 de Agosto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados