RCB/TuneIn
Sábado, 08 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FALECEU JOAQUIM PINTO DE CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
Joaquim António da Fonseca Franco de Pinto de Castelo Branco, ex-presidente da câmara municipal do Fundão, faleceu este domingo, aos 88 anos, vítima de doença prolongada.
Por Paulo Pinheiro em 17 de Aug de 2015

Natural de Póvoa de Rio Moinhos, possuía habitação na Quinta do Crasto, em Pêro Viseu, onde esta segunda-feira, pelas 19:00H, e celebrada uma missa de sufrágio. O funeral realiza-se terça-feira (amanhã), pelas 11:00H, a partir da igreja matriz da Capinha para o cemitério daquela freguesia do concelho do Fundão.

Engenheiro de formação, Joaquim Pinto Castelo Branco foi presidente da câmara municipal do Fundão durante dois mandatos, de 80 a 85, sempre eleito pelo CDS, e três mandatos como deputado na Assembleia da República.

Para o CDS do Fundão é a perda de uma referência como pessoa e político no concelho do Fundão, refere Aires Patrício, atual presidente da concelhia centrista

 

“ Para nós é uma perda de alguém que se constituiu ao longo do tempo como uma referência incontornável. Como homem e como político marcou uma presença será inalienável. Com visão, foi na sua presidência que começaram a ser adquiridos terrenos da atual zona industrial do Fundão, começou a construção da escola João Franco e, entre outras medidas, o abastecimento de água em várias freguesias registou incremento assinalável”.

Na primeira eleição para a presidência da câmara municipal do Fundão, Pinto Castelo Branco teve como número dois da sua lista Manuel Saraiva. O advogado fundanense disse á RCB que Pinto Castelo Branco foi um presidente da autarquia com visão

 

“É um presidente de câmara de vistas largas. Conseguiu, quando Portugal ainda não fazia parte da Comunidade Europeia, que a câmara fosse distinguida com algumas verbas aplicadas em projetos que tinha, algo que no mandato anterior não havia. Deixou obra feita e sobretudo saiu muito respeitado por toda a gente. Ainda hoje muitas pessoas lembram o engenheiro Pinto Castelo Branco”, refere.

 

Em nota de pesar, o município do Fundão manifesta o seu pesar pelo falecimento, este domingo, dia 16 de agosto, do Eng. Joaquim António da Fonseca Pinto de Castelo Branco, ex-Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

 

“Tendo exercido as funções de Presidente da autarquia do Fundão entre 1980 e 1985, serviu de forma empenhada e dedicada os destinos do nosso Concelho e das suas gentes, nunca deixando de participar ativamente na construção de um futuro melhor para o concelho”, refere a autarquia que anuncia, atendendo ao seu contributo para o desenvolvimento do concelho do Fundão, é hasteada a bandeira do Município a meia haste até às 24h00 de terça-feira (18 de Agosto).

 

Município do Fundão que apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão do nosso Concelho.

 

O funeral realiza-se esta terça-feira na Capinha.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados