RCB/TuneIn
Quarta, 12 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FERNANDO RAPOSO ? CANDIDATO
O actual director da escola superior de artes (ESART), do instituto polit?cnico de Castelo Branco, ? candidato ? presid?ncia do IPCB. As elei??es est?o marcadas para o dia 1 de Junho, o prazo para entrega de listas termina no pr?ximo dia 18 de Maio
Por Paulo Pinheiro em 13 de May de 2009

Fernando Raposo justifica a decisão, com o contributo que pretende dar " favor do politécnico, pela luta dos interesses da instituição, dos alunos e do país".

O candidato defende que o IPCB tem que rentabilizar recursos, por isso, propõe, que em termos de estrutura organizacional, a concentração no campus da Talagueira não só da ESART como a escola superior de educação (ESE) e dos serviços centrais da presidência do instituto "porque nessa altura teremos apenas uma cantina, biblioteca e serviços para todas as escolas e serviços centrais" e propõe-se "diligenciar junto da tutela para a alienação do edifício dos serviços centrais para comparticipar as despesas nacionais com o investimento na construção do campus da Talagueira".

Para Fernando Raposo, actualmente o ensino superior em Portugal caracteriza-se pelo desajustamento da oferta de formações em relação à procura, verificando-se um desequilíbrio entre a capacidade instalada nalgumas áreas de formação e a necessidade de outras áreas mais procuradas e mais carenciadas em termos de quadros mais qualificados.

O candidato à presidência do IPCB, afirma ser necessário repensar os níveis de eficiência do sistema, na generalidade das instituições de ensino superior do país " ao longo dos últimos anos, com o beneplácito das diversas tutelas, fomos criando cursos apenas com a tentativa do sistema subsistir, pois um dos critérios de financiamento assenta no número de alunos" e " obrigou muitas instituições a criar cursos pouco relevantes do ponto de vista social e com fraca, ou mesma nula, taxa de empregabilidade e que veio distorcer o próprio sistema", explica Fernando Raposo.

 

À presidência do IPCB concorre também Carlos Maia, actual director da escola superior de saúde Dr. Lopes Dias, que faz a apresentação da candidatura na próxima segunda-feira.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados