Além das imagens e maquetes de edifícios públicos do Fundão a exposição “Um destino;coisa simples” é uma revisitação a 160 imóveis do concelho do Fundão. A mostra com curadoria do arquitecto Pedro Novo é também um alerta quanto à preservação de muito desse património edificado.
A beleza arquitectónica do Casa dos Magistrados na avenida da liberdade foi o mote para a exposição.
Oiça o som
Além de Pires Branco, também a obra do arquitecto Chorão Ramalho se encontra em exposição nesta mostra cuja inauguração reuniu a fina flor da arquitectura regional.
A antiga sede da caixa geral de depósitos que chegou a ser biblioteca e hoje é o departamento municipal de urbanismo do arquitecto Raúl Espada dos Santos Cruz; a escola das Tílias de Eugénio Correia; a Pousada da Portela da Gardunha, um projecto nunca edificado do arquitecto Francisco Blasco; o edifício da caixa geral de depósitos assinado por Chorão Ramalho; a cadeia da comarca do Fundão, actual posto da GNR, do arquitecto Cottinelli Telmo; a Casa dos Magistrados do arquitecto Eduardo Paiva Lopes, o Externato de Santa Teresinha do arquitecto Pires Branco; a vivenda florida de Luís Cristino da Silva; a Auto Gare do Fundão assinada por António Gomes Egea está entre os edifícios a rever na exposição que pode visitar na Moagem.
Paralelamente à iniciativa estão agendados debates na escola se Santa Teresinha ( 22 de Novembro) sobre a aventura de ficar; no Casino Fundanense (13 de Dezembro) sobre o peso do berço e uma homenagem póstuma ao arquitecto Chorão Ramalho; na Moagem (17 de janeiro) sobre as raízes identitárias e representações no espaço urbano.