RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTA DAS PAPAS - UMA TRADIÇÃO SECULAR
Rádio Cova da Beira
Em Póvoa de Atalaia, realizou-se este domingo mais uma edição da Festa das Papas. Papas de carolo em duas versões: à fatia e numa tigela. As primeiras foram cozinhadas no dia antes da iniciativa e por isso estavam mais sólidas e frias, o que permitiu às mordomas colocarem o produtos nos açafates decorados a rigor. As segundas estavam líquidas e quentes pois tinham acabado de sair do fogão.
Por Paula Brito Batista & Dulce Gabriel em 20 d Jan d 2014

A Festa das Papas assinala o fim da praga de gafanhotos que há muitos, muitos, anos devorava tudo o que eram culturas agrícolas. Naquele tempo, há séculos, a população de Póvoa de Atalaia quis agradecer a bênção de São Sebastião por aquele ter conseguido o milagre de acabar com os milhões de insectos voadores que destruíam culturas e passou a realizar uma festa em seu nome. Assim todos os anos no terceiro domingo de Janeiro se repete a tradição de realizar a Festa das Papas. Um acontecimento que se repete em outras localidades da Beira Baixa e com outras designações.

Além de Póvoa de Atalaia, também Janeiro de Cima e Lardosa constam da lista de localidades que combateram a praga de gafanhotos e celebram o fim da "guerra" contra os insectos. Na Póvoa de Atalaia a tradição continua bastante enraizada, passando de pais para filhos e netos. A Festa das Papas reúne, por isso, gerações de pessoas que nunca faltam ao acontecimento popular e religioso.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados