RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PROJECTO DUO XL NA MOAGEM
Rádio Cova da Beira
Est√° marcado para o pr√≥ximo dia 18 de Janeiro, √†s 21.30h, n¬í A Moagem ¬Ė Cidade do Engenho e das Artes, no Fund√£o, um concerto protagonizado pelo projeto Duo XL, constitu√≠do por S√©rgio Carolino (tuba e lusofone) e Telmo Marques (compositor e pianista).
Por Paulo Pinheiro em 16 d Jan d 2014

A par deste concerto irá realizar-se, às 14.00h, no auditório da Moagem, uma formação musical destinada aos alunos de escolas profissionais, escolas superiores de música e músicos de bandas filarmónicas, em que serão abordadas temáticas como “CompuTUBA: a tuba computadorizada”, conceitos de base para tocar tuba e outros instrumentos de metal graves, “Mente vs Metal” e “O Ecletismo Musical”.

 

Sérgio Carolino é tubista português e artista Yamaha, sendo um dos tubistas mais aclamados no panorama internacional, estando em constante atividade como solista e professor nos mais diversos festivais de música, conservatórios e universidades por todo o mundo.

 

O seu vasto leque de interesses e a sua curiosidade musical leva-o por diferentes caminhos de expressão musical, desde o típico reportório clássico ao mais puro jazz e música improvisada. Atualmente, Sérgio Carolino é professor de tuba e música de câmara na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto e, desde 2002, tuba solo da Orquestra Nacional do Porto.

 

Telmo Marques é compositor e pianista. Nasceu no Porto em 1963 e iniciou os seus estudos musicais com nove anos. Estudou Piano e Composição, fez cursos de aperfeiçoamento, de análise e estética musical, assim como de direção de orquestra. Terminou em 1991 o antigo curso superior de piano no Conservatório de Música do Porto com nota máxima, licenciou-se em piano pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e é Master of Arts pela Universidade de Surrey Roehampton, em Inglaterra.

 

Conta com algumas dezenas de participações discográficas como pianista, compositor, arranjador e produtor, tendo sido o autor da obra que serviu de suporte musical para rádio e televisão à Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Atualmente leciona as disciplinas de Análise Musical e de Técnicas de Composição na ESMAE.

 

Os bilhetes para o espetáculo poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem. O seu custo será de quatro euros para o público em geral, havendo um desconto de 25% para estudantes e portadores do Cartão Social Municipal e do Cartão Moagem.

 

A participação na formação musical será gratuita para os alunos das escolas de música, tendo ainda direito à entrada no concerto

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados