RCB/TuneIn
Quarta, 12 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
DOCENTE DO IPCB REPRESENTA PORTUGAL NO FIDEM
Rádio Cova da Beira
Jos√© Sim√£o, escultor e docente do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), foi selecionado com tr√™s trabalhos para integrar a representa√ß√£o portuguesa ao 33¬ļ Congresso da FIDEM-Federa√ß√£o Internacional da Medalha, organiza√ß√£o mundial que congrega artistas, colecionadores e fabricantes, que este ano re√ļne, de dois a seis de setembro, em S√≥fia, capital da Bulg√°ria.
Por Nuno Miguel em 15 de Jan de 2014
José Simão viu três obras selecionadas, “Espaço e Movimento I” e “II”, e "Holofote Para O Poder". Nestes trabalhos, o escultor e docente do IPCB/ESART recupera a reflexão sobre elementos compositivos, sobre os materiais e suas propriedades visuais, tácteis e processos de produção.

Os objetos” Espaço e Movimento” estão executados em tubo de ferro oxidado, através de corte e rotação de seções. Neles, o autor sublinha “a criação de espaços, onde a vista e o ar podem penetrar, assim como o movimento produzido pela rotação das secções produzidas”. Ainda de acordo com o escultor, “estes dois trabalhos enquadram-se num projeto no âmbito da medalhística de investigação conceptual, tanto ao nível dos materiais como do processo de fabrico”. Já a peça “Holofote para o Poder”, que faz parte do projeto no campo da comunicação "Tops, Bottles and Medals", desenvolvido por membros do Grupo Anverso/Reverso, do qual José Simão é fundador, é construída em madeira de oliveira, cobre e vidro e “aborda questões como a permanência no espaço comunicacional, retórica e estratégias de poder”. Este trabalho, diz José Simão, “enquadra- se numa tipologia de objeto-manifesto, onde a mensagem adquire um papel relevante”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados