De acordo com a autarquia fundanense, no canal Panda, a série pretende dar a conhecer uma realidade muito característica de Portugal, envolvendo simultaneamente a comunidade infantil local. Através de um conjunto de atividades didáticas, numa articulação com o projeto “Histórias Criativas”, nos agrupamentos de escolas para que um grupo de alunos identificado por cada agrupamento possa contar a história da sua aldeia ao Panda.
O projeto “Panda à Descoberta de Portugal” será transmitido pelo canal Panda, numa série de 12 episódios, com estreia quinzenal e duas emissões diárias, três dias por semana. A série estará também disponível na página do canal e na aplicação Canal Panda para dispositivos móveis.
O concurso “Histórias Criativas – Eu Conheço a Minha Aldeia” pretende dar asas à imaginação das crianças. Os alunos do 1º Ciclo das escolas do território das Aldeias Históricas foram convidados a construir histórias baseadas nas lendas das suas aldeias, sob orientação dos professores, tendo as Aldeias Históricas de Portugal selecionado 48 crianças para a produção de um livro, a editar pela Editora Leya-Asa.No âmbito destas gravações, que ocorrem durante a manhã de hoje, será promovido um espaço de interação com o Panda, no período entre as 12.00h e as 13.00h.
Relativamente ao Canal História, esta tarde, são realizadas gravações para a produção do documentário em Castelo Novo, integrado na série com a denominação “Na Rota das Aldeias Históricas”.Está prevista a produção de 12 documentários, um por aldeia, com a duração de 50 minutos cada, com um grande enfoque para a valorização e difusão cultural das Aldeias Históricas, em que o envolvimento da população local nestas produções é uma prerrogativa assente.Os documentários serão transmitidos em Portugal, Espanha e Angola.
A estreia do documentário será anunciada posteriormente pelo Canal História.