RCB/TuneIn
Domingo, 25 Jul 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MUSICALBI EM ALPEDRINHA
O teatro clube de Alpedrinha acolhe esta noite, pelas 22:00H, o lan?amento do novo ?lbum do Musicalbi "ADUFANDO".
Por Paulo Pinheiro em 09 de Jun de 2012

Considerados, umas das referências da nova música tradicional, os MUSICALBI foram gradualmente introduzindo variados instrumentos e novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional portuguesa, cruzando ambientes musicais portugueses com celtas, galegos e árabes.

Em palco apresenta um espectáculo vivo, alegre e contagiante.Contam-se centenas de espectáculos realizados a nível nacional e no estrangeiro, destaque para concertos em Espanha, França, Macau, China, México (4o FESTIVAL INTERNACIONAL DE OLLIN KAN TAPLAN) e Polónia.


Em 1991 gravam o seu 1º Disco (LP), em 1998 lançam o 2º trabalho com o nome de MUSICALBI. Em 2001 lançam o 3º Disco, ENTRELAÇOS e em 2008 o seu último trabalho intitulado “MASTIÇO”, com uma distribuição a nível nacional pela Compact Records. Organizam também desde 2000 o ”Entrelaços”- Festival Internacional de Música Tradicional/Folk de Castelo Branco. Em 2012 apresentam-nos, ADUFANDO "Sinais da Beira Baixa".

O toque do Adufe, é sem dúvida um dos mais determinantes “sinais” da música tradicional da beira baixa introduzido na nossa região pelo povo árabe há mais de um milénio, fazendo deste instrumento, o mais representativo e importante da nossa região. Assim não é de estranhar que o pulsar do seu ritmo marque presença neste novo álbum, composto por 12 temas exclusivos da beira baixa, que representam as vivências, as tradições, os costumes, o amor, a crença, a religião, entre outros do nosso povo.A sonoridade dos temas, além da riqueza tímbrica, já habitual nos  trabalhos do MUSICALBI, remete-nos para vários ambientes tendo em conta as influências musicais trazidas pelos seus músicos e que vão desde a música africana, ao jazz, do reggae ao Soul, ao folk irlandês entre outros.FONTE: TEATRO CLUBE DE ALPEDRINHA


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados