RCB/TuneIn
S√°bado, 12 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
3? CONGRESSO M?DICO DO CHCB
A iniciativa engloba as s?timas jornadas de gastroenterologia e as quartas de cardiologia
Por Nuno Miguel em 07 de Nov de 2008

Outras da categoria:

Continua a aumentar o número de casos de cancro colo-rectal na região. Números apresentados pelo director do serviço de gastroenterologia do centro hospitalar da Cova da Beira durante o 3º congresso médico que engloba as sétimas jornadas daquela especialidade e as quartas jornadas de cardiologia.

Carlos Casteleiro sublinha que "anualmente são detectados na região mais de uma centena de novos casos, mas a nível nacional os números são ainda mais preocupantes, chegando a ser identificadas anualmente de 3 mil novas patologias". Uma situação que "só pode ser invertida se o ministério da saúde desencadear uma nova política assente no rastreio, que é fundamental para curar as situações logo no seu inicio".

Também ao nível da cardiologia é fundamental reforçar a aposta na prevenção. Só no último ano estiveram "internados mais de 1000 doentes" diz o director daquele serviço do centro hospitalar da Cova da Beira. António Peixeiro refere que "as pessoas sabem como podem prevenir as doenças cardiovasculares, mas em muitos casos não evitam os comportamentos de risco que acabam por originar as situações de internamento".

O director do serviço de cardiologia do CHCB acrescenta ainda que "há necessidade de reforçar o corpo de médicos desta especialidade. Actualmente somos apenas 3, mas os nosos doentes sabem que dispomos de um dos melhores serviços do país". António Peixeiro refere que "a falta de cardiologistas é um problema do país e não apenas do nosso hospital; felizmente que há uma mudança de mentalidades e existe um maior número de médicos disponiveis para se fixarem na região".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados