RCB/TuneIn
Terça, 15 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COME?OU O FESTIVAL DO BORREGO CHURRO
Em Penamacor, a partir de hoje e at? ao pr?ximo dia 5 de Novembro, pode apreciar o borrego churro do campo nos restaurantes do concelho. A iniciativa tem como objectivo promover esta esp?cie aut?ctone, que tem o seu solar em Penamacor, como uma iguaria ?nica da gastronomia.
Por Paula Brito em 24 de Oct de 2011

Segundo Ilídia Cruchinho, vereadora na câmara municipal de Penamacor, o festival insere-se na estratégia delineada pelo município desde 2003 quando decidiu avançar com projecto de salvar a raça em vias de extinção "neste momento já não há perigo de extinção e por isso chegou a altura de apostarmos na gastronomia".

O Festival gastronómico conta com a adesão dos restaurantes do concelho que durante os próximos 15 dias vão ter na ementa um prato de borrego churro "dando a conhecer esta carne de características diferentes, com um sabor único". Segundo a autarca, os restaurantes "não se vão cingir ao prato mais típico que é o ensopado de borrego, no concurso que promovemos damos liberdade de criatividade aos restaurantes para apresentarem outros pratos de borrego churro do campo".

A espécie, que em 2003 estava em perigo de extinção, foi recuperada ao abrigo de um projecto que envolveu o município e a escola superior agrária de Castelo Branco. Hoje a ovelha churra do campo não corre riscos de extinção e a carne do seu borrego pode ser apreciada de 24 de Outubro a 5 de Novembro nos restaurantes do concelho de Penamacor.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados