RCB/TuneIn
Segunda, 11 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
ARQUIVO SOCIEDADE — JANEIRO 2011
Sociedade
Centenas de pessoas participaram nas cerimónias fúnebres de Francisco José Tavares (Chico Zé como era conhecido). Dirigentes de vários quadrantes e muitos anónimos acompanharam o corpo até ao cemitério do Fundão despedindo-se com palmas do antigo dirigente desportivo e sindicalista. "Faltam ao Fundão mais homens como o Chico Zé" referiram á RCB vários amigos de Francisco Tavares.

Luis Garra e Manuel Frexes falam de Chico Zé
Sociedade
Está inaugurado o primeiro centro tecnológico de educação duma escola secundária do pais. O projecto foi desenvolvido pela escola “Quinta das Palmeiras”, na Covilhã teve uma comparticipação do estado de 700 mil euros e pretende apostas no combate à info-exclusão e à produção de conteúdos pedagógicos.
Sociedade
Longe vão os tempos em que a direcção dos bombeiros voluntários da Covilhã (BVC) e o sindicato dos trabalhadores da administração local (STAL) andavam de candeias às avessas. Agora, sentados à mesma mesa assinaram o acordo/empresa. Um bom documento para ambas as partes, referem os responsáveis. (OUVIR NOTÍCIA)

Oiça a Notícia
Sociedade
Promover o intercâmbio de experiências e definir as melhores formas de as autarquias apostarem em programas de apoio social são os principais objectivos desta iniciativa que reúne 8 municípios de toda a Europa sendo que um deles é a Covilhã.
Sociedade
O sindicato têxtil da Beira Baixa garante que vai denunciar todas as situações de incumprimento de horário laboral por parte dos trabalhadores dos lanifícios.
Sociedade
Até à próxima primavera devem arrancar os trabalhos de requalificação do centro comunitário das Minas da Panasqueira. A afirmação feita em entrevista à RCB pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
Sociedade
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior vai desenvolver acções de formação para sócios e assina em breve um protocolo de colaboração com a delegação distrital da associação Portuguesa de deficientes.
Sociedade
No próximo mês de Fevereiro vai ser conhecido o traçado definitivo do IC 31. A garantia foi deixada em entrevista à RCB pelo presidente da junta de Freguesia de Idanha-a-Nova.
Sociedade
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta sexta-feira os árbitros que vão actuar neste fim de semana nos diferentes campeonatos nacionais de futebol e futsal.
Sociedade
A APPACDM de Castelo Branco acaba de ser certificada ao nível da qualidade dos seus serviços. Uma certificação europeia conferida ao abrigo do programa Arquimedes que tem como objectivo a capacitação e qualidade dos serviços sociais.
Sociedade
40% das escolas do distrito de Castelo Branco têm crianças com níveis de iodo abaixo do indicado, ainda assim ligeiramente inferior à media nacional que é de 46,9%. Aveiro e Coimbra, com 75%, Porto, Beja e Faro com 50% lideram a lista de estabelecimentos de ensino com alunos com valores de iodo abaixo do desejável.
Sociedade
Por motivos de segurança e das obras de alargamento e consolidação do talude da estrada, a parir de hoje, e previsivelmente durante duas semanas, a via de ligação entre a Barroca, o Alqueidão (Fundão) e o limite do concelho de Pampilhosa da Serra em, Dornelas do Zêzere, está cortada. O trânsito alternativo é feito pelo Cabeço do Peão, Aldeia de São Francisco de Assis e Dornelas.
Sociedade
Ainda não foi desta que foi lido o acórdão do caso que ficou conhecido como o homicídio da lixeira em Castelo Branco. As alterações solicitadas pela acusação, estiveram na origem do adiamento.
Sociedade
Em Alpedrinha os pais decidiram encerrar o Externato Capitão Santiago de Carvalho durante dois dias. Esta manhã os pais ficaram à porta das instalações em protesto contra uma medida que consideram injusta, alunos e professores formaram no ringue da vila um SOS humano.
Sociedade
Externato de Nossa Senhora dos Remédios de portas fechadas. Mais de meia centena de pais e encarregados de educação estão concentrados à porta daquele estabelecimento de ensino, na vila do Tortosendo, para protestar contra os cortes no financiamento do governo às escolas com contrato de associação.
Sociedade
No distrito de Castelo Branco faltam respostas na área dos cuidados continuados e no tratamento e acompanhamento de doentes com Alzheimer ou Parkinson. È uma das lacunas detectadas pelo estudo sobre economia social encomendado pelo governo civil de Castelo Branco. O estudo analisa o papel das instituições de solidariedade, aponta caminhos para o futuro e traça um retrato da crise no distrito.

Jornalista Paula Brito
Sociedade
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão espera lançar, nas próximas semanas, o concurso para a requalificação do edifício do hospital velho onde funcionou até 2007 a delegação do Ismag.
Sociedade
Jovem fundanense vai correr Portugal de Norte a Sul, em bicicleta. Adriano Garcez decidiu sozinho percorrer 1220 quilómetros em BTT. A partida está marcada para esta quarta-feira em Bragança. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Sociedade
Foi detido em França um dos intervenientes no tiroteio da feira de Alcains em que morreram duas pessoas. O homem, indiciado por dois crimes de homicídio, foi detido na sequência de um mandado de detenção internacional emitido pelo tribunal de Castelo Branco depois de ter sido localizado numa cabine telefónica em França.
Sociedade
A taxa de desemprego na Beira Interior vai aumentar durante o primeiro semestre do ano. Segundo o Observatório para o desenvolvimento económico e social da UBI as taxas médias de crescimento mensal do desemprego na região vão ser mesmo superiores às verificadas nos últimos 34 meses.
Sociedade
A comemorar 73 anos, os Bombeiros Voluntários de Penamacor não escondem as dificuldades que a corporação atravessa. À crise financeira junta-se a crise do voluntariado provocada pela falta de jovens no concelho mais idoso do país.
Sociedade
O Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu o diploma de qualidade conferido pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, nos domínios da gestão, avaliação, recursos humanos, serviços académicos e acção social.
Sociedade
Após três décadas, a fundação Gamboa Pina Ferrão, em Alpedrinha, cortou a água e a luz aos antigos caseiros da quinta. O presidente do conselho de administração afirma que além da instituição não ter obrigação de suportar as despesas dos outros, a água em causa não tem qualidade para ser consumida e a electricidade era fornecida ilegalmente. A família dos idosos não se conforma com a decisão.

Oiça a Notícia
Sociedade
O tribunal da Covilhã aceitou o pedido de insolvência da "Ecodiesel". A empresa, propriedade da santa casa da misericórdia de Belmonte e de um sócio minoritário, dedica-se à produção de biocombustíveis, mas tem enfrentado algumas dificuldades financeiras e várias vicissitudes. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Nuno Miguel
Sociedade
Externato Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo, de portas fechadas na próxima quinta-feira. A decisão foi tomada em assembleia de pais. Em causa, estão os cortes anunciados pelo Governo nos apoios ao ensino particular e cooperativo, que podem atingir os 30%.
Sociedade
Bancada dos vereadores independentes na câmara de Belmonte acusa a maioria no executivo de falta de transparência. Em causa estão duas situações denunciadas por Jorge Amaro na última reunião pública do executivo.
Sociedade
A ideia foi deixada na Covilhã pela presidente da comissão nacional para a promoção do voluntariado durante as primeiras jornadas subordinadas a esta temática promovidas pela liga dos amigos do centro hospitalar da Cova da Beira.
Sociedade
Um homem de 85 anos foi o único eleitor, dos cerca de 270, da Enxabarda, anexa do Castelejo que votou ontem nas eleições presidenciais, naquela aldeia do concelho do Fundão. A população reclama a abertura da nova casa mortuária, um processo que se arrasta há dois anos.
Sociedade
A assembleia-geral da associação académica da universidade da Beira Interior (AAUBI) para aprovar as contas do exercício de 2010 foi adiada para o início do segundo semestre lectivo (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Brito
Sociedade
Comemorar o "Dom da Vida". Foi com este propósito que o centro paroquial Nossa Senhora das Dores, no Paul, organizou uma festa para assinalar os cem anos de Maria José Marmelo. A aniversariante teve direito a uma missa de acção de graças, na igreja da vila, presidida pelo bispo da diocese da Guarda e uma festa na instituição, rodeada de familiares, utentes, direcção e funcionários. (OUVIR NOTÍCIA

Oiça a Notícia

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados