RCB/TuneIn
Segunda, 23 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
DIA DO CONCELHO √Č DIA DE HOMENAGENS
A c√Ęmara municipal do Fund√£o vai distinguir esta quinta-feira, dia dos 264 anos da funda√ß√£o do concelho, oito personalidades que se distinguiram em diversas √°reas. Conhe√ßa os homenageados.
Por Paula Brito em 08 de Jun de 2011

No ano internacional do Voluntariado a câmara do Fundão decidiu homenagear três mulheres que se distinguiram nesta área ao longo da vida. É o caso de Maria de Lurdes Martins Soares, conhecida pelos fundanenses como enfermeira Lurdes Soares, esteve na origem da criação da unidade de cuidados paliativos e dedicou toda a sua vida aos outros "não estava à espera nem sinto que merecia temos que aceitar, ser modestos e agradecer". 

Também foi enfermeira durante 40 anos, Maria Adelina Ribeiro, é outra das homenageadas esta quinta-feira durante as comemorações do dia do concelho do Fundão, encara a distinção com orgulho e gratidão "estou muito grata, mas eu disse ao senhor presidente que não mereço medalhas porque ao longo da minha vida e da minha carreira sempre fiz o melhor que podia e sabia".

Otília Correia completa o trio das mulheres homenageadas pelo município do Fundão, na área do voluntariado, esteve na origem da fundação da APPACDM do Fundão, da cozinha económica e do centro cultural da desportiva do Fundão, ficou surpresa com a distinção "eu faço as coisas porque sou feliz assim e não estou à espera de ser recompensada, mas tenho que agradecer a atenção das pessoas".

José Mendes Encarnação é de entre as 8 personalidades que vão ser distinguidas o mais velho. O artesão, natural de Alcongosta, tem 88 anos, é o único esparteiro e provavelmente o último do país. Recebe a homenagem com "alegria e orgulho para a minha terra e para a minha família". 

Francisco Mendes Rosa, é o mais jovens dos homenageados. Com apenas 14 anos foi escolhido para integrar a Dream Team da TMN. Um jovem talento na área do hipismo onde já conquistou diversos prémios. Esta medalha que dedica à família em especial "ao meu avô e tio Carlos", é "um estímulo para continuar a praticar".

José Fernando, mais conhecido por padre Motard, é outro dos homenageados do dia do concelho encara esta homenagem "sem falsas modéstias".

João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão em 1958 é pintor e ilustrador com vários trabalhos publicados em jornais e revistas da actualidade e na área da literatura infantil. O artista encara esta homenagem como "uma troca de afectos uma vez que eu tenho um grande afecto pelo Fundão".

João Manuel das Neves Videira de Amaral vai ser agraciado com a medalha de ouro. O médico, pediatra, especialista em neonatologia tem vários trabalhos publicados, estudos e investigações premiadas e é professor catedrático jubilado da universidade Nova da Lisboa. Encara esta distinção como uma homenagem a um fundanense "aceito nesta perspectiva de desligar o meu nome da medalha, é uma homenagem a um fundanense".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados