RCB/TuneIn
Sexta, 14 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ALPEDRINHA VAI EVOCAR D. JORGE DA COSTA
A vida e a obra do cardeal de Alpedrinha v?o ser assinaladas na passagem dos 600 anos do seu nascimento
Por Nuno Miguel em 25 de Aug de 2008

Uma efeméride que vai assinalar, em simultâneo, o quinto centenário do falecimento de D. Jorge da Costa; uma personalidade que para além de elevada preponderância da igreja se distinguiu em outros domínios como a política e a educação.

 

Entre 18 e 20 de Setembro a câmara municipal do Fundão e a diocese da Guarda vão promover um conjunto de iniciativas como uma mesa redonda e uma conferência, onde já está confirmada a presença do cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo,  e dos historiadores José Hermano Saraiva e Manuela Mendonça.

 

Para Manuel Frexes, presidente da câmara municipal do Fundão, estas iniciativas tem como principal objectivo distinguir “uma das personalidades mais marcantes de todo o século XV e que nunca pode ser esquecida” .

 

O autarca fundanense acrescenta que “o cardeal de Alpedrinha vai também ser perpetuado com a colocação de uma estátua no largo principal da vila, embora a cerimónia ainda não possa ser realizada no imediato devido ao facto de ainda decorrerem negociações com o proprietário de uma habitação, que vai ser demolida, e que possibilitará a requalificação total do largo”.

D. Manuel da Rocha Felício, bispo da diocese da Guarda sublinha “a acção de D. Jorge da Costa na igreja mas também no reino onde foi, por exemplo, um dos principais impulsionadores da criação das misericórdias. E mesmo depois da sua partida para Roma continuou a ser um dos principais mentores do desenvolvimento de Portugal”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados