RCB/TuneIn
segunda, 26 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUTURO DA ADEGA DA COVILH? ADIADO
O adiamento da assembleia geral por mais quinze dias foi aprovado pelos associados depois de ouvirem as explica??es de Matos Soares. O associado compromete-se a assumir os destinos da cooperativa assim que tiver o aval dos bancos ao plano de viabiliza??o financeira.
Por Paula Brito Batista em 24 de Aug de 2008

Inicialmente eram três as instituições bancárias, as três principais credoras da cooperativa, a quem foi apresentado o plano mas "a Caixa Agrícola não quis uma vez que já tem um bem da adega como hipoteca, mas disponibilizou-se para conceder um empréstimo à cooperativa, e é o que vamos fazer se o plano que foi apresentado ao BCP e CGD for aprovado". Em relação a estas duas entidades bancárias Matos Soares diz que "o BCP já deu o aval há mais de um mês mas aguarda-se ainda luz verde da CGD que devido a um erro aprovou uma proposta diferente daquela que lhe foi inicialmente apresentada". Em causa está uma reestruturação da dívida à banca com o pedido de um novo empréstimo para pagar as dívidas aos sócios e relançar comercialmente a adega.

Matos Soares está confiante na aprovaçao da proposta e neste momento teme mais a reacção dos sócios com o aproximar das vindimas "eu tenho mais medo que os sócios vão vender as uvas a outro lado do que a CGD aprove esta proposta, por isso deixo aqui um apelo aos associados para entregaram as uvas na adega já que só assim terá sucesso este plano que estamos a negociar com os bancos."

Matos Soares garante que o problema estará ultrapassado antes do início da próxima campanha das vindimas. Nos próximos quinze dias o presidente da mesa vai marcar uma assembleia geral e nessa altura, segundo João Hipólito, apenas um de dois cenários se coloca aos associados "ou é esta lista liderada por Matos Soares, ou é nomeada uma comissão liquidatária que, se não conseguir erguer a cooperativa, desencadeará o processo tendente ao seu encerramento".

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados