A questão foi levantada na última reunião do órgão pela bancada do Partido Socialista. Miguel Nascimento quis saber os motivos que levaram a associação de municípios a decidir instalar-se em Belmonte "por um lado queremos saber qual foi a razão de terem sido pedidas à associação as instalações que utilizava e depois saber porque não foi apresentada nenhuma alternativa que pudesse manter a sua sede na Covilhã em vez de se ter mudado para Belmonte originando assim a perda de alguns postos de trabalho".
Carlos Pinto refere que "as antigas instalações da associação vão passar a ser utilizadas pela empresa pc medic care e que vai permitir a criação de dezenas de novos postos de trabalho na área da informática". O autarca acrescenta que "foi apresentada uma localização alternativa que eram as antigas casa de função junto ao edifício do tribunal mas a associação de municípios optou por transferir a sua sede e quando a isso eu nada posso fazer".
Para o presidente da câmara da Covilhã, tendo por base os estatutos da comunidade urbana das Beiras, há muito que a associação de municípios deveria ter sido extinta "porque os municipios não podem pertencer a mais de uma associação de fins multiplos; para além disso trata-se de um organismo que eu não sei a que é que se dedica".