RCB/TuneIn
Quarta, 23 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EMBAIXADOR DE ISRAEL QUER MAIOR APROXIMA??O COM PORTUGAL
Ehud Gol considera fundamental retomar as liga??es ?reas directas entre Portugal e Israel por forma a dinamizar o sector do tuirismo entre os 2 paises. A ideia deixada pelo embaixador de Israel em visita a Belmonte onde presidiu ? apresenta??o formal da associa??o ?rede das judiarias de Portugal?.
Por Nuno Miguel em 25 de May de 2011

O projecto foi formalmente apresentado numa sessão comemorativa da independência de Israel pelo embaixador daquele pais em Portugal. Para Ehud Gol "trata-se duma estrutura fundamental para promover uma maior aproximação entre os 2 países; no entanto essa ligação deve ser mais reforçada nomeadamente com o restabelecimento de voos aéreos entre Portugal e Israel; chegou a hora de ampliar a realização de visitas mútuas nomeadamente entre os jovens, e sem essa ligação directa vai ser muito complicado fomentar o turismo; a crise económica de 2009 já passou e no ano passado 5 mil Israelitas visitaram Portugal e houve 15 mil Portugueses a visitar Israel, são números que podem crescer muito mais se existirem novamente voos directos entre os 2 países".

A associação "rede das judiarias" estrutura tem a sua sede em Belmonte e reúne vários municípios do país onde está vincada a história judaica ao longo de vários séculos. Um trabalho que também conta com a parceria da “turismo Serra da Estrela” que vai assumir o cargo de secretário geral desta nova associação. Jorge Patrão, preisdente daqule organismo acredita que esta rede "tem um potencial enorme de crescimento, nomeadamente com uma aposta que vamos fazer na recuperação dos centros históricos de muitas das nossas localidades porque é ai que estavam situados os antigos bairros judaicos; vamos avançar com uma candidatura à CCDRC nesse sentido para que a dinamização do património judaico possa partir daqui e alargar-se a todo o país".

A cerimónia de apresentação desta rede contou também com a presença do secretário de estado da cultura. Elisio Summavielle acredita que "este projecto pode ser muito importante para a dinamização das áreas turística e cultural entre os 2 países uma vez qaue o conceito do turismo de sol e praia tem-se esbatido e as pessoas hoje procuram cada vez mais espaços distintivos e com uma identidade muito própria como é exemplo a questão do património judaico".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados