José Paulino e Hugo Batista não integram nenhuma lista nas eleições de 2009. O actual presidente da junta defende que “ estar lá para não fazer nada, não vale a pena”.
Há dois mandatos à frente da autarquia dos Enxames, encantado no primeiro e desiludido no segundo, José Paulino mostra-se desalentado com a situação “ estou desanimado, não ter um relacionamento com quem devia (CMF) para resolver os problemas da freguesia não faz sentido”.
Para o autarca dos Enxames “ o Fundão não está a ter um crescimento harmonioso, neste mandato vejo passar muita coisa para muitos lados mas para o Enxames nada”. O presidente da junta não esconde a frustração por não ter, nos últimos oito anos, concretizada uma obras de grande necessidade para a aldeia “ o lar é de extrema importância. A freguesia tem cento e setenta e uma pessoas com mais de setenta anos de idade”, explica José Paulino.
Também o actual presidente da assembleia de freguesia já tomou a decisão de não se recandidatar. Hugo Batista alega questões profissionais mas “gostaria de ter mais apoios” sublinha.