RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
DATA CENTER AQUECE DEBATE
O local escolhido para a constru??o do novo ?Data Center? da Portugal Telecom na Covilh? aqueceu o debate na ?ltima reuni?o da assembleia municipal.
Por Nuno Miguel em 20 de May de 2011

Mónica Ramoa, da bancada da CDU, entende que "a Covilhã vai ficar privada dum equipamento fundamental, como o aeródromo que tem caracteristicas impares para, por exemplo, a realização de voo técnico, tratando-se duma opção que nuinca foi explorada; por outro lado entendemos que a actual pista poderia ser ampliada e o data center construido noutro local, mas de acordo com as suas caracteristicas".

Pela bancada do PS, Carlos Casteleiro quer saber se o encerramento do aeródromo vai causar algumas dificuldades de entendimento entre a autarquia e o curso de aeronáutica da Universidade da Beira Interior "uma vez que se trata dum espaço frequentemente utilizado e cuja desactivação vai deixar os seus utilizadores sem qualquer alternativa".

Na resposta o presidente da câmara da Covilhã garante que, ao contrário do que afirma a eleita da CDU, "a ampliação da actual pista do aeródromo seria uma opção mais cara do que a construção duma nova".

Já quanto à ligação entre a autarquia e o curso de aeronáutica da UBI, Carlos Pinto refere que "ainda no tempo do anterior reitor a câmara cedeu um terreno para a construção dum hangar e até agora nada foi feito".

O presidente da câmara da Covilhã considera que face às dimensões que o “Data Center” vai ter, assim como o impacto que pode trazer à economia regional, a sua construção na zona do actual aeródromo é o melhor caminho a seguir "onde é que noutro concelho existe uma área de 17 hectares para construir um equipamento como este; ou será que o melhor era dizer à PT que viesse investir daqui por 4 ou 5 anos enquanto tentávamos encontrar uma outra solução ?"


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados