Os dados até 31 de Março deste ano, forama avançados pelo presidente da câmara municipal de Belmonte em entrevista ao programa "Flagrante Directo" da RCB e segundo Amândio Melo "demonstram bem da necessidade deste julgado não só para Belmonte como para a região uma vez que ele abrange toda a Cova da Beira".
Para o autarca, o investimento de 500 mil euros, que recuperou a antiga escola primária da vila, valeu a pena "penso que sim, Belmonte não tinha tribunal e neste caso a justiça está mais próxima dos cidadãos".
Inaugurado em Setembro de 2010 o julgado de paz já tratou cerca de 80 processos. Neste tribunal podem ser resolvidos problemas de contencioso até um valor máximo de 5 mil euros mediante o pagamento de uma taxa única de 70 euros. Em média o prazo de resolução é de 60 dias.