Em entrevista ao programa "Flagrante Directo" da RCB o vice presidente da câmara municipal de Belmonte garante que vai estar envolvido nas próximas eleições autárquicas naquele concelho "seja através de uma tomada de posição pública ou de qualquer outra forma". Eleito em 2001 e 2005 sempre nas listas do PS como vice presidente da autarquia, Germano Fernandes acrescenta que "se o partido socialista não me considerar para a próxima eleição, eu também não tenho de manifestar ao ps, de forma pública, o meu apoio".
Caso esse cenário se confirme, Germano Fernandes deixa a porta aberta á possibilidade de vir a encabeçar uma candidatura independente á presidência da câmara municipal, referindo que "não posso dizer que nunca beberei desta água. As candidaturas independentes são um direito que assiste a qualquer cidadão".
No entanto, caso o actual presidente da câmara se recandidate e o convidar a integrar novamente as listas, Germano Fernandes diz estar "disponivel para o efeito, mas não a qualquer preço".