RCB/TuneIn
Domingo, 17 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CNO DO FUNDÃO ENTREGA CERTIFICADOS
O centro novas oportunidades (CNO) do Fundão entregou cerca de 370 diplomas a outros tantos adultos que completaram os ensino básico ou secundário através deste programa criado em 2005. Uma acção que visa certificar competências pessoais e profissionais daqueles que não frequentaram a escola enquanto crianças e jovens.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 29 de Jul de 2008

Para Valter Lemos, secretário de estado da educação, que presidiu à cerimónia de entrega de diplomas, “todos têm direito a uma segunda oportunidade, razão pela qual o Governo decidiu criar o programa”. Uma oportunidade que não foi desperdiçada pelos mais de 350 adultos que receberam diplomas de todas as freguesias do concelho do Fundão. Foi o caso de Rosário Janeira, natural do Castelejo, foi uma das muitas crianças que há 40 anos frequentou apenas a quarta classe, mais tarde concluiu o 6º ano no ensino recorrente.  

Ana Maria Nascimento, natural da Soalheira, ainda pensou em desistir mas optou por resistir. Uma etapa da vida muito importante, a avaliar pelo testemunho de Eugénia Barroca. Regressou de França com 13 anos, altura em que completou a 4ª classe com uma preparação apenas de três meses, agravada pelas dificuldades do domínio da língua. No dia em que recebeu o diploma do décimo segundo ano confessou “ tive pena de não continuar os estudos, gostava de ter tirado um curso ligado às artes ou saúde. Por vezes tinha vergonha em referir as minhas habilitações literárias, por isso foi com grande satisfação que frequentei o centro do Fundão”.  

A maioria dos adultos que frequenta o CNO do Fundão são mulheres e na maior parte dos casos o diploma em nada vai alterar a vida profissional mas “o percurso de vida definitivamente muda” refere José Brito coordenador do centro novas oportunidades do Fundão. Actualmente existem 2478 inscritos oriundos de todas as freguesias do concelho do Fundão e algumas dos concelhos de Covilhã e Belmonte


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados