RCB/TuneIn
Domingo, 19 Jan 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAIS DESERTIFICA??O
? uma das consequ?ncias em Vales do Rio (Covilh?) se a escola do 1? ciclo do ensino b?sico encerrar. Com 18 alunos, ? um dos estabelecimentos que pode encerrar nos pr?ximos anos.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Mar de 2011

O presidente da junta de freguesia não quer pensar no cenário, mas João Casteleira tem uma certeza: se a escola fechar a desertificação da aldeia vai aumentar

"Se isso acontecer, a freguesia vai sentir ainda mais o peso da desertificação, mais pessoas vão sair da aldeia porque os filhos vão levar os pais", afirma o autarca.

Entrevistado no programa RCB “Radiografias”, o presidente da junta de Vales do Rio volta a apontar o exemplo francês, como o fez na última sessão da assembleia municipal da Covilhã, como um dos modelos que em Portugal o Ministério da Educação podia adoptar

´"Em França, a solução foi simples: no caso de freguesias próximas, como é o caso da chamada "corda do rio", em cada aldeia abriu uma classe".

O possível encerramento da escola é actualmente uma das maiores preocupações da junta de freguesia, a par da saída de jovens licenciados que "não têm resposta de emprego na aldeia que os viu nascer", lamenta João Casteleira.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados