Sobre o espectáculo "Sopa da Pedra"
Um espectáculo com muita animação e interacção com o público, onde dois frades aproveitam para relatar passagens divertidas da vida do seu mentor – Francisco de Assis, que funcionam como autênticos entremezes no conto tradicional “Sopa da Pedra”. Para isso, constroem marionetas à vista de todos com os materiais ou objectos que encontram no local (Sapatos, jornal, papel…). Um espectáculo que, pensamos, é para todas as idades mas onde reservamos os primeiros lugares para os mais novos.
Este conto tradicional, “Sopa da Pedra”, que há séculos passa de pais para filhos - contado tantas vezes nas noites frias enquanto as famílias se reuniam à volta da lareira, ou, agora, depois da ordem dada à televisão para se calar, porque são horas de dormir - , fala-nos de um frade que, com uma pedra, faz uma deliciosa sopa e como dá uma lição a uma aldeia inteira, que não o quer ajudar a confortar o seu “pequenino” estômago. Ao fim e ao cabo uma lição (sobre a falta) de solidariedade, tão comum nos nossos dias, infelizmente. Por isso, uma história actual.
Texto e Encenação Nuno Correia Pinto; Intérpretes Nuno Correia Pinto e Paulo Cintrão; Operador de luz André Rabaça; Direcção de Produção Nuno Correia Pinto; Secretária de Direcção e Produção Cristina Costa.
Fonte: Cenetro de difusão cultural em Sintra