RCB/TuneIn
Domingo, 17 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILH?: EXPOSI??O IN?DITA
A partir de hoje, o teatro cine da Covilh? acolhe a exposi??o "Plano de Melhoramentos da cidade da Covilh? de 1883", da autoria de Antunes Navarro, engenheiro que colocou em pr?tica o desenho do plano de ordenamento urban?stico apresentado em 24 de Janeiro de 1883.
Por Paulo Pinheiro em 15 de Mar de 2011

Este Plano visava dotar a cidade de novas vias de comunicação e serviços públicos, então considerados indispensáveis a uma cidade moderna. Entre as novas artérias destacava-se a Rua Nova, uma via paralela à Rua Direita que iria unir o novo mercado, a construir no local da Igreja de São Pedro, e o mercado de gados, a construir junto à Igreja de São Francisco. Outra das vias faria a ligação entre a Igreja de São Paulo e o Pelourinho.


O Pelourinho continuaria a ser o coração da cidade, no entanto a praça seria remodelada, passando a apresentar forma rectangular. O novo edifício dos Paços do Concelho ocuparia o lado Sul, enquanto a Este seria construída a escola e a biblioteca.

estava previsto um passeio público contíguo à Estrada Real nº55, em São João de Malta, e um parque a construir no morro onde se ergue a Capela de São Martinho.
A habitação social não seria esquecida e projectou-se um bairro operário, entre a base do campo militar e o mercado de gados.


Na memória justificativa do Plano era referido que as obras não ultrapassariam os recursos do Município, nem careciam de vida superior a uma geração para serem levadas a efeito. Os custos totais rondariam os 300 contos de réis.

A mostra pode ser visitada, nos dias úteis, das 10:00H às 12:30H; 14:00H Às 18:00H e das 21:00H às 00:00H.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CMC


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados