RCB/TuneIn
Quarta, 26 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASTELO BRANCO: QUINTETO DE MATOSINHOS D? CONCERTO
No ?mbito das actividades integradas na "Cultura Polit?cnica" para o primeiro trimestre de 2011, da responsabilidade do IPCB, o sal?o nobre do governo civil de Castelo Branco acolhe esta noite um concerto com o quarteto de cordas de Matosinhos. A entrada ? livre.
Por Paulo Pinheiro em 28 de Feb de 2011
Quarteto de Cordas de Matosinhos

O Quarteto de Cordas de Matosinhos, criado em 2007 no seguimento do concurso organizado pela respectiva Câmara Municipal, é constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Todos terminaram as suas licenciaturas na Academia Nacional Superior de Orquestra, instituição com a qual o Quarteto mantém ainda colaboração, e realizaram estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório de Sion na Suíça. O Quarteto realizou também estudos especializados no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, sob a orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen). Todos os seus membros receberam prémios portugueses e internacionais individualmente e em música de câmara. Destaca-se o segundo prémio obtido no 1º Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2009 e os primeiros prémios obtidos no concurso "Prémios Jovens Músicos" na qualidade de solistas (1996, 2001 e 2003) e de música de câmara (1992, 1999 e 2004). Este último levou à apresentação do então Quarteto Tacet na Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Sintra e Casa da Música.


Os membros do Quarteto, nos seus anos de estudo, tiveram contacto, em master classes e também regularmente nas suas escolas, com membros de vários quartetos destacados do panorama internacional, nomeadamente dos quartetos Alban Berg, Hagen, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer e Kopelman.


Actualmente, o Quarteto tem uma temporada regular de concertos em Matosinhos, na qual vem desenvolvendo uma série de projectos inéditos no pais: além de integrais dos quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven e Mendelssohn, assume especial importância a encomenda e estreia de obras de compositores portugueses. O Quarteto estreou já obras de Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Nuno Corte-Real e um Concerto para Quarteto e Orquestra de António Pinho Vargas (estreado na Casa da Música com a Orquestra Nacional do Porto em Outubro de 2009) estando prevista para 2011 a estreia de uma obra de Álvaro Salazar. Está também prevista a gravação e edição em CD destas obras.


O Quarteto apresenta-se um pouco por todo o pais, tendo realizado concertos nos Dias da Música do CCB e nos Festivais de Música de Espinho e Póvoa de Varzim, colaborando com músicos como Carlos Azevedo (na estreia do seu quinteto), o violoncelista Paulo Gaio Lima, o contrabaixista António Augusto Aguiar, os clarinetistas António Saiote, Carlos Alves e Bruno Graça e os pianistas António Rosado, Miguel Borges Coelho e Pedro Burmester.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados