RCB/TuneIn
sábado, 03 dez 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“CUIDADORES DA MEMÓRIA” PARA PRESERVAR A ORALIDADE
Rádio Cova da Beira
A Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul está a desenvolver um projeto que pretende fazer o levantamento dos traços da oralidade da Beira Interior Sul. “Cuidadores da Memória” é o nome da investigação apresentada na terça-feira, 22 de novembro, em Vila Velha de Ródão.
Por Lara Inês Cardoso em 24 de Nov de 2022

Outras da categoria:

O projeto pretende recolher, salvaguardas, interpretar e recriar o legado histórico e identitário do território, especialmente no que se refere aos “alfabetos funcionais da oralidade popular” e o “património sineiro”. Para isso, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES) está no terreno a fazer o levantamento das características da oralidade junto da população e instituições locais da Beira Interior Sul, resgatando também as memórias individuais e coletivas no que diz respeito ao património sineiro enquanto identidade daquelas terras.

 

 

Este levantamento irá gerar “um estudo etnográfico que integrará todo o espólio gerado pelo trabalho de terreno, testemunhos e artigos de especialistas das áreas tratadas”. A partir dele vão ser gerados diversos produtos culturais “para a valorização e divulgação do património estudado”.

 

 

A iniciativa que está a ser desenvolvido pela ADRACES, com apoio e colaboração da Câmara Municipal e da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão e ainda do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD), foi apresentado esta terça-feira, 22 de novembro, nas primeiras jornadas “Cuidadores da Memória”.

 

Num espaço de partilha de ideias e experiências, o evento reuniu vários especialistas a nível nacional e regional, na temática da oralidade e identidade cultural.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados