RCB/TuneIn
sábado, 03 dez 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: GALOS DE BARCELOS NA CASA DO BARRO
Rádio Cova da Beira
Na Casa do Barro, na freguesia do Telhado (Fundão), no domingo, 27 de novembro, às 15 horas, decorre a inauguração da exposição “Galo de Barcelos – Linha do Tempo”. Uma coleção do século XIX ao século XXI que vai ficar patente até janeiro do próximo ano.
Por Lara Inês Cardoso em 23 de Nov de 2022

A instalação “é uma linha do tempo que os artistas tão bem souberam interpretar desde o galo tradicional ao mais contemporâneo”.

 

O símbolo que “representa o país, a saudade, a portugalidade, os oleiros de Barcelos e a sua criatividade” remonta ao ano de 1877, data desde a qual o galo começou a ser representado em olaria. Já em 1935, fez a primeira incursão internacional ao representar o país na Exposição de Arte Popular Portuguesa, em Genebra, Suíça.

 

A partir do dia 27 de novembro, a Casa do Barro vai ser casa de uma coleção de 14 galos que faz esta viagem entre o século XIX e o século XXI. “Galo de Barcelos – Linha do Tempo” resulta da parceria entre o Município do Fundão e o Museu de Olaria de Barcelos e pode ser vista até dia 26 de janeiro de 2023.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados