RCB/TuneIn
Quarta, 26 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TORTOSENDO: EXTERNATO NO PROTESTO
Externato Nossa Senhora dos Rem?dios, no Tortosendo, de portas fechadas na pr?xima quinta-feira. A decis?o foi tomada em assembleia de pais. Em causa, est?o os cortes anunciados pelo Governo nos apoios ao ensino particular e cooperativo, que podem atingir os 30%.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Jan de 2011

Após consulta de mais de 50% dos pais, presentes na reunião, foi decidido manter as medidas que as restantes noventa e duas associações de pai estão a propor

"Na terça-feira (25 Janeiro) vamos a Lisboa participar no "enterro" do ensino particular e cooperativo, colocando um caixão frente ao ministério da educação. Na quinta-feira, o externato fechará as portas e, se for necessário,, no sábado faremos uma manifestação nacional", refere à RCB Paulo Carvalho, um dos encarregados de educação do externato do Tortosendo.

Questionado sobre a possibilidade do ME recuar, Paulo Carvalho refere não tratar-se de uma cedência, antes uma obrigação para com os pais, alunos e professores do ensino privado e cooperativo em Portugal. De acordo com o encarregado de educação, em cima da mesa não está só a questão financeira, mas também a decisão sobre a futura rede escolar

"Se a situação não for alterada, é óbvio que o externato Nossa Senhora dos Remédios do Tortosendo não conseguirá sobreviver", refere Paulo Carvalho.

O ME anunciou que foram assinados 30 adendas ao contratos de associação com escolas do ensino particular, mas as associações do sector acusam a tutela de chantagem e pressão. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados