RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
N?MERO DE VOLUNT?RIOS EST? A CRESCER.
A ideia foi deixada na Covilh? pela presidente da comiss?o nacional para a promo??o do voluntariado durante as primeiras jornadas subordinadas a esta tem?tica promovidas pela liga dos amigos do centro hospitalar da Cova da Beira.
Por Nuno Miguel em 24 de Jan de 2011

Em declarações à RCB, Elza Chambel refere que "no âmbito das comemorações do ano europeu do voluntários vamos publicar um estudo onde se concluí que o número de voluntários está a crescer não só na área da saúde como noutros dominios como o ambiente, a cultura e a defesa dos direitos dos animais; este é um sinal de que a nossa sociedade está activa e que se movimenta pelas defesa das suas causas".

Já para o presidente da Cáritas Portuguesa " os voluntários devem assumir-se como agentes de mudança da sociedade". Eugénio Fonseca sublinha que "numa altura de crise como a que Portugal está a atravessar o papel do voluntariado vai muito além da área da assistência social e temos que centrar o papel dos voluntários na sua entrega ao outro e não numa perspectiva de mercado pois no momento actual parece que tudo se pode comprar".

O papel que a rede de voluntariado da liga dos amigos tem desempenhado na humanização dos cuidados naquela unidade de saúde foi sublinhado pelo presidente da pastoral Portuguesa. Vitor Feytor Pinto refere que se trata de "uma activiodade fundamental pois permite humanizar os cuidados de saúde sendo que a actuividade dos voluntários complementa, na maioria dos casos, o trabalho que é aqui feito pelos profissionais".

Bernardino Gata, presidente da direcção da liga dos amigos do CHCB, para além de fazer um balanço muito positivo destas jornadas, acredita que os voluntários estão preparados para responder a novos desafios "porque numa altura de crise como esta, as solicitações são cada vez maiores; para além disso temos feito também um esforço muito grande na área da formação pelo que as actividades que aqui são desenvolvidas pelos nossos voluntários podem quase ser consideradas como profissionais". 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados