RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
S. VICENTE DA BEIRA: SENHORA DA ORADA NA BIBLIOTECA
Rádio Cova da Beira
A Biblioteca de São Vicente da Beira (Castelo Branco) e a Alma Azul promovem no próximo domingo, dia 27, a partir das 15 horas, uma Conversa Aberta e Informal sobre a Lenda e a Romaria da Senhora da Orada, uma das romarias representadas no livro “Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”.
Por Paulo Pinheiro em 20 de Nov de 2022

A Senhora da Orada é uma das lendas mais singulares da Beira Baixa, na sua proposta à oração para conseguir a graça e o milagre da libertação do peso da maternidade.  “Convoca-nos também a reflectir sobre as reações perante a gravidez numa época em que a educação era mais religiosa do que de planeamento familiar”, refere a Alma Azul.

Do relato anónimo do século XIX, em posse da família Robles, pode-se também ler a origem da crença tradicional que deu origem à edificação da Capela de Nossa Senhora da Orada numa ermida; e do encontro entre uma jovem no desespero de uma maternidade não desejada e um velho asceta que se afastou da comunidade para dedicar todos os seus dias à oração e à penitência.

A Romaria da Senhora da Orada, a do Anjo da Guarda de Alpedrinha; a de São Macário, do Alcaide são três romarias celebradas na Serra da Gardunha.

Completam o livro, as Romarias de Santa Bárbara, da Lousa; Senhora de Mércoles, de Castelo Branco; e a Santa Apolónia, de Alcains.

 

No domingo, 27 de novembro, às 15:00h, a Biblioteca de S. Vicente da Beira acolhe  uma Conversa Aberta e Informal sobre a Lenda e a Romaria da Senhora da Orada.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados