RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“FIGURAS, FACTOS E LUGARES” REGRESSAM A PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
O festival Figuras, Factos e Lugares – Jaime Lopes Dias volta à freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, em Penamacor, durante os dias 26 e 27 de novembro. A segunda edição do evento que homenageia o importante etnógrafo do século XX, coloca em destaque a residência artística de oito músicos, para além dos concertos, palestras e apresentações gastronómicas e literárias.
Por Lara Inês Cardoso em 20 de Nov de 2022

“Filho” do Vale da Senhora da Póvoa, Jaime Lopes Dias teve “um papel preponderante na salvaguarda e na divulgação do património etnomusical da região”. É nesse sentido que o Festival Figuras, Factos e Lugares pretende homenagear não só esta personalidade, mas também enaltecer o património cultural do concelho de Penamacor e, sobretudo daquela freguesia.

 

Do programa, que se inicia às 16 horas do dia 26 de novembro, destaque para a residência artística onde, durante quatro dias, oito músicos trabalham os aspetos ligados à etnomusicologia do território e constroem um espetáculo com base nas recolhas do patrono do festival. Essa apresentação será feita no primeiro dia do festival, a partir das 21h30 na Alameda dos Balcões.

 

 

O Festival contempla ainda a apresentação do livro “O concelho de Penamacor na Etnografia de Jaime Lopes Dias”, uma visita com degustação ao “Lagar do Tó Padeiro” e ao “Lagar do Vaz”, o concerto “Três Moças” e ainda as “Conversas Improváveis com o Património”, onde vai ser apresentado o estado dos trabalhos de investigação dos instrumentos pastoris, nomeadamente a gaita da beira baixa e o pífaro.

 

 

Algumas das iniciativas são transmitidas em direto na página de Facebook do Município de Penamacor, onde pode ser também consultado o programa completo do Festival Figuras, Factos e Lugares – Jaime Lopes Dias.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados