RCB/TuneIn
Quarta, 15 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
PORTUGAL JÁ LÁ ESTÁ
Rádio Cova da Beira
Portugal já está nos quartos de final do campeonato da Europa de futebol. A selecção nacional venceu esta tarde a República Checa, por 3-1, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Quaresma.
Por José Joaquim Ribeiro em 11 de Jun de 2008

Com uma exibição de altos e baixos a nossa selecção conseguiu levar de vencida uma das boas selecções presentes neste europeu. Os portugueses não podiam ter entrado melhor na partida, logo aos 8 minutos Deco conseguiu introduzir a bola na baliza de Cech, depois de muitos ressaltos. A jogada foi boa, com envolvimento de vários jogadores e que podia ter sido finalizada por Ronaldo, não fora a boa intervenção de Cech, que se opôs ao dianteiro nacional, contudo a bola sobrou para Deco que acabou por finalizar com êxito.

 

A reacção dos Checos não se fez esperar, pressionando a toda a largura do relvado, apostando em cruzamentos largos para a  grande área e remetendo a equipa portuguesa para o seu meio campo. O golo do empate acabou por não constituir qualquer surpresa, a surpresa foi como o mesmo foi obtido: foi na sequência de um pontapé de canto, apontado de cabeça por um dos jogadores mais baixos da equipa Checa, Sionko, quando o relógio assinalava 17’.

Até ao intervalo as duas equipas estiveram muito iguais, quer em termos de atitude quer em termos de oportunidades, se bem que, Cech teve muitíssimo mais trabalho que Ricardo. O empate ajustava-se ao que se tinha passado.

 

Na segunda parte Portugal foi mais arrojada e foi, também, mais eficaz. Aos 63’, Cristiano Ronaldo volta a dar vantagem à selecção nacional, com remate de meia distância, depois de um bom trabalho de João Moutinho, que abrir para a direita onde  Deco, depois de tirar um adversário do caminho assistiu Ronaldo para este rematar de pronto, fazendo um bom golo.

 

Com esta vantagem Scolari retirou João Moutinho, fazendo entrar Fernando Meira, para dar mais altura ao meio campo, fundamentalmente devido à entrada do gigante Koler, fez sair Nuno Gomes entrando Hugo Almeida. Esta alteração permitiu que a selecção passasse a receber a bola junto dos centrais adversários e a ficar com ela. Hugo Almeida um jogador de outra envergadura, passou a ganhar muitas bolas repelidas quer pelos defesas quer por Ricardo. A última alteração foi apenas  para refrescar a equipa. Saiu Simão para a entrada de Quaresma. E foi exactamente Quaresma quem haveria de arrumar com as pretensões dos Checos, que, após terem sofrido o segundo golo, “caíram “ em cima de Portugal na tentativa de poderem chegar, pelo menos, à igualdade. Já se jogava o período de descontos quando num livre sobre a linha lateral, Deco coloca rapidamente em Cristiano Ronaldo, este isola-se, podia ele próprio ter feito o golo, mas ofereceu-o a Quaresma, que à boca da baliza e perante tal oferta não desperdiçou, fazendo o 3-1.

 

Com este resultado e devido ao facto da Turquia ter vencido a Suíça, por 2-1, Portugal já está apurado para os quartos de final e a Suíça, próximo adversário de Portugal, no próximo domingo, já está fora da competição.

 

Á selecção nacional resta-lhe jogar para ficar na primeira posição do Grupo A, de modo a que possa jogar com o segundo do grupo B.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados