RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
DESERTIFICAÇÃO: SITUAÇÃO PREOCUPANTE
"O abandono do espaço rural em Portugal é preocupante , mas não é uma situação exclusiva do nosso país", disse em Idanha-a-Nova, o presidente da autoridade florestal nacional (AFN).
Por Paulo Pinheiro em 22 de Jan de 2011

Amândio Torres, que falava à margem do seminário ibérico "Casos de sucesso no combate à desertificação: combate à desertificação, abandono rural e despovoamento - intervenções raianas" que decorreu no centro cultural raiano, em Idanha-a-Nova, disse que os fenómenos de sangramentos dos territórios rurais para as cidades criam um desequilíbrio terrível no pais

"Qualquer dia, no litoral estão com os pés de molho e o país inclina, enquanto o interior começa a secar", disse aquele responsável, cita o semanário regional "Reconquista".

Mas, para o presidente da AFN este fenómeno de "secagem" também se sente dentro do próprio interior, em que as cidades absorvem e secam tudo o que está à sua volta despovoando as freguesias e os concelhos mais pequenos.

Para aquele responsável, a pior das situações é quando o retorno já é difíicl, ou mesmo impossível, porque já não há pessoas.

O seminário reuniu diversos especialistas portugueses e espanhóis com o objectivo de fazer a revisão do programa de acção nacional de combate à desertificação.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados