RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
BELMONTE CORTA NO APOIO ÀS COLETIVIDADES
Rádio Cova da Beira
Este ano, as coletividades e associações do concelho de Belmonte não vão receber os habituais subsídios e apoios que o município tinha previstos, no valor global de 400 mil euros. A decisão foi tomada pelo executivo e tornada pública na Assembleia Municipal extraordinária por António Dias Rocha, depois de confrontado com as críticas do PSD.
Por Paula Brito Batista em 16 de Nov de 2022

Acácio Dias, foi uma das várias vozes da bancada social democrata que se ergueram contra esta decisão, “sem precedentes”, que vem prejudicar as associações “que representam a força viva do concelho, contribuem grandemente para o desenvolvimento cívico, cultural, desportivo e para o associativismo.”

 

O PSD está preocupado com o futuro das coletividades que “contavam receber, para o desenvolvimento da sua atividade, o habitual subsídio, aliás, cabimentado no plano de atividades e orçamento. Vendo-se privadas, no final do ano, desta receita, possivelmente incluída no seu plano de atividades, possivelmente, irá colocar em causa a sua futura existência.”

 

O presidente da câmara municipal de Belmonte assume a decisão, que vem na senda de outras tomadas, tendo em conta a situação financeira do município.

 

“A decisão é minha e do executivo, eu assumo por inteiro a minha responsabilidade de retirar os 400 mil euros às coletividades e associações, provavelmente, nunca aconteceu isto. Mas, chegamos a esta altura do ano e as coletividades conseguiram sobreviver, estamos a meados de novembro, dizem que algumas podem fechar, se não fecharam até agora também já não fecham, a partir de janeiro começam a receber.”

 

Antes do final do ano, António Dias Rocha quer reunir com todas as associações do concelho e apresentar um novo regulamento de apoio ao associativismo.

 

“Vamos escrever um ofício às coletividades e associações todas do concelho, vamos, provavelmente ainda antes da finalização do plano de atividades e orçamento para o próximo ano, ter uma reunião com as coletividades e associações. É essa a certeza que lhe podemos dar, vamos ter um novo regulamento que lhes vamos apresentar, o regulamento já estava desatualizado.”

 

A garantia deixada por António Dias Rocha, na assembleia municipal de Belmonte, onde se mostrou mais otimista em relação ao próximo ano.


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados