Refúgio e a freguesia de Cortes do Meio e, sobretudo a vila do Teixoso foram palco das rodagens do filme “A Traição do Padre Martinho”, inspirado no livro de Bernardo Santareno. A longa-metragem realizada por Ana Cunha e protagonizada por Diogo Martins, conta a história de um jovem padre que toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e trabalho, ainda no tempo do Estado Novo.
O filme está integrado no projeto da Ukbar Filmes e da RTP “Contado por Mulheres: 10 livros. 10 telefilmes. 10 realizadoras”. Todos os enredos são filmados em localidades do centro de Portugal e os primeiros cinco chegam ao horário nobre da RTP1 a partir do dia 16 de novembro, sempre às quartas-feiras.
“A Traição do Padre Martinho”, cujo pano de fundo é o concelho da Covilhã, tem estreia marcada para o dia 23 de novembro, uma semana depois de “Vizinhas”, filmado em Ferreira do Zêzere.
Já no dia 14 de dezembro, estreia “Quando o Diabo Reza”, de Fabiana Tavares, também ele rodado nos cenários da Beira Interior, desta vez no município do Guarda.
Depois de exibidos, os telefilmes vão estar disponíveis em plataformas streaming por toda a Europa, estimando-se que chegue a 80 milhões de espectadores